Os obstáculos de quem mora no exterior.
- psicologasteolivei
- 28 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jan. de 2023

Quem se muda para outro país está em busca de algo, e diante disso constrói expectativas que espera alcançar, mas nem sempre a realidade sai como o planejado.
Morar no exterior significa muitas vezes a realização de um sonho, assim como também pode significar a solução de problemas, ou a busca por uma condição de vida considerada melhor.
Viver em uma nova cultura pode trazer diversos benefícios e momentos de felicidade e satisfação, assim como também pode trazer momentos de decepção e tristeza.
Adaptar-se em um local novo pode ser uma tarefa fácil assim como também uma tarefa difícil diante de diversos obstáculos que podem ser enfrentados.
Saudade
A saudade da família e amigos fica mais intensa, principalmente quando a pessoa não possui domínio da língua do novo país ou quando ainda não criou novos laços afetivos.
A saudade pode ser ocasionada através de lembranças de situações que passou com os familiares e amigos, ou imaginar como seria a presença deles se estivessem próximos naquele momento de dificuldade.
Solidão
Enfrentar uma cultura diferente pode ser um choque, mas quando se tem uma rede de apoio a vivência pode se tornar melhor. Mas, nem sempre é fácil se adaptar a nova realidade, assim como construir laços afetivos importantes, ocasionando assim em um sentimento de solidão, de estar só.
Dificuldades com o idioma
Para aqueles que estão em fase de adaptação, uma das maiores dificuldade pode ser a comunicação com as demais pessoas do país, o que pode atrapalhar na conquista de um emprego, nos relacionamentos, ou também nos estudos.
É uma dificuldade que tende a diminuir com o passar do tempo, mas que pode ocasionar diversos sentimentos negativos enquanto existe este impasse.
Problemas no relacionamento
Algumas pessoas idealizam uma vivência no exterior, e quando chegam no local percebem que a realidade é diferente do que foi sonhado e muitas vezes isso pode gerar conflito nos relacionamentos familiares e amorosos.
Encarar uma realidade diferente altera a rotina e o modo de viver que a pessoa está acostumada, afetando até o modo dela de agir e pensar diante das situações que podem ser novas ou corriqueiras.
Dificuldade na adaptação da rotina
Mesmo mudando de local, leva-se na “bagagem” comportamentos, manias, pensamentos e costumes e às vezes, torna-se difícil encaixá-los na nova vivência. Mudar-se exige não só a mudança física de local, mas em muitas situações exige também a mudança de comportamento e hábitos que se estava acostumado, e nem sempre é fácil mudar algo que faz parte de você há tento tempo.
Além das problemáticas trazidas aqui, mudar-se para outro país pode ocasionar diversos outros obstáculos e gerar vários sentimentos ou problemas emocionais. A psicoterapia se faz como uma importante ferramenta de ajuda para enfrentar as adversidades que aparecem ao longo desta vivência.
Comments