Compulsão alimentar: 6 sinais de quem possui.
- psicologasteolivei
- 27 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Já fez várias dietas e mesmo assim não consegue se manter com o corpo que deseja? Isto pode ser sinal de compulsão alimentar!

Quem nunca comeu mais do que está acostumado aquela pizza no final de semana? Aquele bolo de aniversário que estava delicioso? Passar dos limites de vez em quando acontece, entretanto quando a alimentação em excesso acontece frequentemente, pode ser que haja um sinal de compulsão alimentar!
O que é?
A compulsão alimentar é um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos em curto intervalo de tempo, sem que haja fome ou necessidade física. Normalmente, a pessoa sente que perdeu o controle sobre a quantidade e qualidade do que ela está ingerindo
Apesar de muitas pessoas olharem para a compulsão como falta de disciplina ou força de vontade, ela está muito além disso e é considerada um transtorno.
Quais os principais sintomas?
A compulsão alimentar se diferencia em algumas características de uma alimentação normal. Alguns sinais de que se trata de uma compulsão alimentar:
Comer rapidamente;
Comer quando não está com fome;
Comer até se sentir desconfortavelmente cheio;
Continuar comendo mesmo quando já saciado;
Comer sozinho ou escondido por vergonha do quanto está comendo;
Sentir-se triste ou culpado por comer demais.
Indivíduos com compulsão alimentar tendem a sentir vergonha dos problemas alimentares e tentam ocultar os sintomas.
Qual a causa da compulsão alimentar?
Diversas questões emocionais podem estar atreladas à compulsão alimentar, tendo em vista que a comida muitas vezes é usada como suporte emocional.
Frequentemente, as pessoas usam a comida para lidar com sentimentos de tristeza, frustação, ansiedade ou estresse.
Tratando-se de um comportamento compulsivo, os pensamentos parecem uma força incontrolável, dos quais o sujeito gostaria de lutar contra, mas possui dificuldade em controlar.
Portanto, quando se fala em compulsão alimentar, fala-se da relação do sujeito com o que come e com suas emoções.
Frequentemente, a compulsão alimentar aparece associada a ansiedade, depressão, bipolaridade, e em pessoas que fazem uso de substâncias.
Compulsão alimentar e Obesidade.
Pessoas com compulsão alimentar possuem maior chances de desenvolver obesidade.
E muitas vezes, o ganho de peso é um dos maiores sofrimentos causados pela compulsão alimentar.
Como a Psicoterapia pode ajudar?
Em decorrência da compulsão alimentar tratar-se de um transtorno de ordem psicológica, o acompanhamento de um profissional de Psicologia torna-se muito importante no tratamento deste transtorno.
Na terapia, a pessoa compreende o que está por trás da sua relação com a comida e busca novas formas de lidar com suas demandas emocionais.
Para melhor resultado, o tratamento da compulsão alimentar deve ser multidisciplinar, acompanhado também de médicos, nutricionistas, educadores físicos, entre outros.
Portanto, procure ajuda profissional e trate esse problema que pode trazer diversos prejuízos para sua vida!
Comments