14 sinais de que você pode ter ansiedade.
- psicologasteolivei
- 4 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de mai. de 2022

A ansiedade está presente em várias situações do cotidiano, todavia, ela pode se apresentar frequentemente de maneira excessiva, causando vários danos para a vida da pessoa!
O que é ansiedade?
A ansiedade pode ser uma reação normal e natural diante de estímulos que desestabilizam ou causam temor nas pessoas, sendo um mecanismo de defesa para lidar com situações que podem ser consideradas perigosas.
Apresenta-se como sendo uma apreensão referente ao que está por vir.
Circunstâncias que ocasionam sintomas ansiosos estão presentes no dia a dia, podendo ocorrer diante de uma viagem, uma apresentação em público, uma entrevista de emprego, entre outros. Todavia, a ansiedade pode se tornar patológica quando os sintomas aparecem em excesso, ou sem razão aparente ou quando prejudica a qualidade de vida.
Quais os sintomas do transtorno de ansiedade?
O transtorno de ansiedade é caracterizado por sintomas intensos que ocorrem além do considerado como sendo sintomas ansiosos normais. O transtorno trata-se de uma patologia que precisa ser cuidada, pois pode gerar outros problemas, além de trazer grandes sofrimento para a pessoa que o desenvolve.
Dentre vários sintomas intensos que podem ocorrer no transtorno de ansiedade, pode-se citar alguns, como:
Problemas digestivos e abdominais;
Angústia;
Taquicardia;
Tremor;
Preocupação excessiva;
Enxergar perigo em tudo;
Alterações no sono;
Aumento da frequência respiratória;
Sensação de tontura;
Falta de ar;
Suor frio;
Dormência de certas partes do corpo, como mãos e pés;
Alimentar-se de maneira compulsiva;
Medo de morrer.
Como a ansiedade pode te prejudicar?
Os sintomas são apresentados de forma diferente em cada pessoa, entretanto, o desenvolvimento deles pode causar danos sérios na saúde e vivência da pessoa, podendo ocasionar em diversas consequências negativas, podendo citar algumas, como:
Dificuldade de executar tarefas cotidianas simples;
Perda ou diminuição de desempenho no trabalho;
Isolamento social;
Pensamentos obsessivos;
Emoções instáveis;
Constante estado de alerta.
Quais os tipos de transtornos de ansiedade?
Dentre os transtornos ansiosos, há variações entre os sintomas e o tempo de duração. Entre vários tipos, os mais conhecidos são:
Transtorno de Ansiedade Generalizada: Preocupação excessiva de modo constante, apresentando dificuldade em lidar com assuntos do cotidianos, que causam sintomas ansiosos com facilidade.
Transtorno de Pânico: Surto abrupto de medo intenso ou desconforto excessivo que alcança pico em questão de minutos. É comum que os sintomas façam com que a pessoa sinta que pode morrer ou perder o controle.
Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social): Sintomas exacerbados frente situações que a pessoa estará exposta a possível avaliação de outras pessoas.
Fobia Específica: Medo intenso referente a um objeto ou situação específica, de modo a tentar evitá-los.
Transtorno de Ansiedade de Separação: Medo excessivo de separação daqueles com quem o indivíduo tem apego.
Qual a importância de tratar a ansiedade?
A ansiedade em nível adequado pode proporcionar estimulação, motivação pessoal ou profissional, porém, quando seus sintomas aparecem com maior frequência, com maior intensidade, atrapalhando a vida pessoal, profissional e social, significa que ela precisa ser tratada, pois quanto mais a pessoa convive com ela sem tentar controlá-la mais prejuízos ela pode ocasionar com o passar do tempo.
Conviver com alguns sintomas citados de forma constante pode trazer muito sofrimento emocional, além de vergonha para a pessoa que passa por isso. Portanto, a psicoterapia é uma "ferramenta" que pode ajudar e trazer diversos benefícios para quem sofre do transtorno de ansiedade.
Transtorno de ansiedade é algo sério que precisa ser cuidado!
Comentários